skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães formalizou nova candidatura a Capital Verde Europeia para 2026

Redação
Ambiente \ quinta-feira, maio 02, 2024
© Direitos reservados
Finalista no concurso do ano passado, referente a 2025, o município de Guimarães demonstrou desde logo intenção de nova candidatura. Foi agora formalizada.

Guimarães formalizou novamente a candidatura a Capital Verde Europeia, entrando na corrida para 2026 depois de ter sido uma das três cidades finalistas no ano passado, ao candidatar-se para 2025.

Após não ter conseguido o galardão, o município o anúncio de nova candidatura foi feito ainda em Talín, capital da Estónia, onde decorreu a cerimónia de anúncio da Capital Verde do Ano passado. O anúncio teve agora o ato formal de candidatura, após meses de trabalho na nova candidatura vimaranense.

“Guimarães tem realizado, nos últimos anos, um trabalho de excelência no que respeita ao ambiente, sendo atualmente uma referência a nível mundial nesta área. Além do sucesso dos diversos projetos que temos em curso para a transformação sustentável do território e para atingir a neutralidade climática, destaque-se ainda o processo de sensibilização, com o objetivo de unir toda a população e colocar os cidadãos no centro deste caminho de futuro ambientalmente sustentável. Agora, mais do que nunca, estamos juntos, rumo a Guimarães Capital Verde Europeia em 2026!”, dá conta Domingos Bragança.

Adelina Paula Pinto é a líder desta candidatura, juntamente com a estrutura que está envolvida neste projeto. O objetivo é tornar o território climaticamente neutro até 2030, com foco na investigação, educação e sensibilização ambiental.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73