Guimarães lembra João Paulo Cotrim, um "apaixonado pelos livros e palavras"
Editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural, João Paulo Cotrim, natural de Lisboa, mas com marca deixada em Guimarães pelo apoio e participação na Bienal de Ilustração de Guimarães, foi homenageado na reunião de câmara desta quinta-feira. O voto de pesar pela morte de "um artista multifacetado" foi aprovado por unanimidade.
No voto lido pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, reforçou-se a "ligação a Guimarães estabelecida a partir da estreita colaboração com a BIG". Nascido em 1965, João Paulo Cotrim morreu no dia 26 de dezembro, com 56 anos. Dirigiu a Bedeteca de Lisboa e o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada. "Apaixonado pelos livros e palavras", sublinha o documento, escreveu argumentos para filmes de animação, novelas gráficas, ensaios e histórias infantis. Foi coordenador dos sites de promoção de leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Leitura e Cata Livros.
Aquando da notícia da sua morte, a BIG emitiu uma nota que dava conta de "um dia triste". "João Paulo Cotrim decidiu deixar-nos. Mas antes de partir decidiu mudar o nosso mundo - algo que os que ficam darão continuidade", lê-se.
Entre os vários órgãos de comunicação social em que trabalhou consta a Revista Ler, Elle, Máxima, Marie Claire, Oceanos, Visão, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Der Spiegel, Le Monde e o suplemento DNA.
Voto de louvor a Maria Germano Neto
No período antes da ordem do dia, a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu ainda um voto de Louvor à piloto vimaranense Maria Germano Neto.
Maria Germano Neto nasceu em Guimarães em 18 de agosto de 2010 e iniciou com 8 anos no Campeonato Nacional de Karting, na categoria de Cadetes, tendo sido a melhor estreante entre as meninas, após o que recebeu um convite para participar nas Finais Mundiais no famoso circuito francês de Le Mans.
No final de 2021, foi eleita pela Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, liderada por Michèle Mouton, para a segunda edição da FIA Girls on Track - Rising Stars, tendo vencido o certame. Esse facto fez com que fosse contemplada com a possibilidade de disputar uma época internacional de Karting, com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy e da Tony Karting. A portuguesa e Vimaranense torna-se assim a mais jovem piloto de sempre a ser apoiada através deste programa da FIA, que visa apoiar jovens pilotos femininas.