Guimarães levou lá fora a tradição do linho para fomentar atividade física
O Município de Guimarães apresentou o projeto “A.Linho” no congresso Internacional da TAFISA, que decorreu na Eslovénia, entre os dias 8 e 12 de junho.
O congresso deste ano contou com a participação do IPDJ - Instituto Português da Juventude e Desporto, representado por Vítor Pataco, ainda com a participação de representantes do Comité Olímpico Internacional, da UNESCO e da Organização Mundial da Saúde, das Nações Unidas.
O Município de Guimarães, numa comitiva liderada pelo Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, esteve presente, juntamente com a Tempo Livre no congresso onde foi apresentado o Projeto SPACHE, e em particular o programa piloto, em desenvolvimento, A. LINHO.
O Programa Piloto - A.linho tem a tradição do Linho como base para o desenvolvimento de ações que promovam a prática da Atividade Física. O cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho. A referência para a criação do Programa Piloto é Ciclo de Linho. Inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta atividade agrícola, o projeto piloto pretende criar rotinas e exercícios físicos que promovam a atividade física, recuperem e mantenham, a memória das tradições rurais vimaranenses.