Guimarães planeia parque verde junto à área em construção em Urgezes
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou um documento para a transformação de uma área na freguesia de Urgezes, com a criação de um plano de pormenor que abrange cerca de 16 hectares. O projeto pretende converter uma zona maioritariamente florestal, entre a estação ferroviária, a rua António da Costa Guimarães e a rua Francisco dos Santos Guimarães numa área verde para a cidade, combinando um parque urbano com novas áreas de habitação e serviços.
Um dos pontos centrais desta intervenção é a melhoria da mobilidade, estando prevista uma nova ligação rodoviária entre a Avenida D. João IV e a Rua Francisco Santos Guimarães, o que facilitará o trânsito nesta zona. Além das novas acessibilidades, o plano foca-se na sustentabilidade, privilegiando a preservação da vegetação existente e a construção de edifícios energeticamente eficientes, entre outros vários aspetos ambientais.
A partir de agora, abre-se um período de 15 dias para que os cidadãos possam apresentar sugestões e contributos sobre o projeto. A equipa técnica terá depois um prazo de dois anos para concluir o desenho final deste novo espaço, que promete equilibrar a necessidade de mais habitação com a oferta de zonas de lazer e natureza para os vimaranenses.