
Guimarães recebe exposição “Ser Casa” de Ana Cardoso a 12 de julho
O Município de Guimarães, em parceria com a MGA Project - Alameda Contemporary Art Gallery, inaugura no próximo sábado, 12 de julho, a exposição "Ser Casa", da artista portuense Ana Cardoso. A abertura terá lugar às 19h00 na Alameda de São Dâmaso, estando a exposição disponível ao público até 5 de outubro. A entrada é gratuita.
A mostra "Ser Casa" é composta por uma série de três pinturas que exploram a relação entre o espaço interior e o espaço exterior, com especial enfoque na fluidez dessa fronteira na cidade de Guimarães. Através desta reflexão, as obras propõem o espaço como território de construção de memórias e identidade, mais do que um simples lugar delimitado. Cada pintura é apresentada como uma "morada possível" para novas narrativas e experiências.
A artista Ana Cardoso, natural do Porto, é licenciada em pintura pela ESAP e mestre em prática e teoria do desenho pela FBAUP. Com um percurso consolidado no panorama artístico nacional e internacional, já expôs em diversas cidades como Porto, Lisboa, Matosinhos e Guimarães, e participou na Art Madrid 2025, onde venceu o prémio "One Shoot" e viu a sua obra reconhecida como destaque pela plataforma Cultura Inquieta. A artista tem obras integradas em coleções privadas e institucionais de vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
@Pintura de Ana Cardoso