skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães recebe primeiro festival de vinhos, com desafio à restauração

Redação
Economia \ quarta-feira, maio 15, 2024
© Direitos reservados
Confraria Terras de Vimaranes quer promover o que crê ser “o segredo mais bem guardado da região”. Vereador municipal para o turismo desafia restauração local a incluir vinhos de Guimarães nas cartas.

A primeira edição da Festa dos Vinhos de Vimaranes, marcada para 31 de maio e 01 de junho, no Instituto de Design de Guimarães, quer elevar a promoção dos vinhos locais a um nível de visibilidade da restante gastronomia. Esse é um dos objetivos expressos pelo presidente da Confraria Terras de Vimaranes, Mário Moreira, numa conferência de imprensa de apresentação do evento, decorrida na segunda-feira, sob a arcada do antigo edifício dos Paços do Concelho.

O evento tem uma entrada no custo de cinco euros, que inclui oferta de copo e duas senhas para degustar vinhos em qualquer uma das mais de 12 produções vinícolas existentes. Os visitantes podem também esperar masterclasses, onde os especialistas vão falar sobre os vinhos. No dia 01 de junho, terá lugar o segundo capítulo da confraria, com a entronização de 27 membros, que inclui uma prova de juramento à Confraria, seguida por um desfile pelas ruas da cidade com a banda filarmónica de Moreira de Cónegos. 

O enólogo presente na apresentação, António Monteiro, na Quinta do Ermízio, considera que “ainda há muito desconhecimento acerca dos vinhos de Guimarães”, que considera serem “o segredo mais bem guardado da região”. O especialista fala de uma revolução completa do panorama vínico local nos últimos 20 ou 30 anos, existindo agora “uma nova geração de produtores e engarrafadores, voltada para o mercado de exportação, de elevada qualidade”.

Já o vereador lançou ainda o “desafio para que a restauração inclua nas suas cartas de vinhos os Vinhos de Guimarães”, que são de elevada qualidade e têm vindo a ser premiados um pouco por todo o mundo, contribuindo para o reconhecimento local da produção vinícola. Na sua intervenção, destacou ainda o trabalho conjunto que permite à Confraria Terras de Vimaranes instalar a sede no Mercado Municipal, com inauguração marcada para esta sexta–feira, às 18h00.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73