skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães recebe projeto europeu que une desporto e cultura

Pedro C. Esteves
Desporto \ quarta-feira, fevereiro 03, 2021
© Direitos reservados
A gestão e coordenação do projeto é da responsabilidade da Tempo Livre. O consórcio envolve nove organizações e municípios com experiência na promoção da atividade física.

Estimular a atividade física e desporto em contextos de património histórico, fortalecer a participação cultural, o sentimento de identidade local e europeia, bem como promover uma mobilidade ativa e sustentável. Estes são alguns dos objetivos do projeto  SPACHE - Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, que é coordenado pela Tempo Livre e cofinanciado pela Comissão Europeia.

A primeira reunião deste consórcio europeu realizou-se esta terça feira. Realizado online, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, o projeto contou com a participação de 30 representantes dos diferentes parceiros. Desporto, cultura, turismo e mobilidade sustentável compõem o quadro de conceitos a explorar ao longo de todo o projeto que tem uma duração prevista de 30 meses. Durante este período serão realizadas cerca de 30 atividades, que confluirão para a produção de conteúdos, catálogos de boas práticas, guias e manuais, assim como conteúdos educativos, seis conferências e seminários nacionais e internacionais e seis reuniões transnacionais.

"O consórcio, no qual também participa a Câmara Municipal de Guimarães, envolve nove organizações e municípios com larga experiência na promoção da atividade física e do desporto para todos, em representação de Portugal, Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Eslovénia", indica a Tempo Livre em comunicado.

Na mesma nota, a régie-cooperativa informa que serão implementados quatro programas piloto, "um deles em Guimarães, e realizada uma sondagem que tem por objetivo avaliar o impacto social dos programas piloto, entretanto, implementados."

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: