skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães recicla cápsulas de café: é o primeiro município no norte

Redação
Ambiente \ quinta-feira, junho 15, 2023
© Direitos reservados
Iniciativa da Vitrus Ambiente, conjuntamente com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). Doze masrcas de café envolvidas no projeto.

O concelho de Guimarães vai implementar o projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de cafés, sendo o primeiro município do norte do país a implementar esta iniciativa, por intermédio da Vitrus Ambiente, em parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

Este projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de cafés envolve 12 marcas de café – Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC®.

O sistema comum para a recolha de cápsulas de café será implementado pela Vitrus, assumindo o compromisso com a sustentabilidade e promovendo a economia circular, com a disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho.

Qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73