
Guimarães renova "Selo de Qualidade em Voluntariado" no nível excelência
O Município de Guimarães renovou o "Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change", nível excelência, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado através do Banco Local de Voluntariado (BLV).
Na avaliação realizada, a autarquia obteve resultados positivos em 19 dos 20 critérios analisados, o que, segundo o comunicado enviado pelo município, demonstra "a qualidade das práticas de gestão de programas de voluntariado".
A distinção reforça, de acordo com a mesma nota, "a credibilidade, a visibilidade e o impacto do trabalho desenvolvido", confirmando o compromisso do BLV na promoção de uma atuação "responsável, rigorosa e de qualidade junto da comunidade".
A primeira atribuição do selo ocorreu em 2019, altura em que o Banco Local de Voluntariado foi reconhecido pelas boas práticas, contando então com cerca de 1.500 inscritos. Desde então, o BLV tem vindo a investir na sensibilização da comunidade e das organizações promotoras de voluntariado, com enfoque na manutenção de elevados padrões de qualidade.
O "Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change" distingue práticas de gestão de voluntariado em três níveis: Compromisso, Prestígio e Excelência. Guimarães volta agora a ser reconhecido no mais alto patamar.