skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães dá nome a um avião da TAP

Redação
Política \ terça-feira, novembro 14, 2023
© Direitos reservados
Batizado com o nome da cidade-berço, o avião vai promover frota regional da TAP. Denominação surge na sequência de projeto para promover as regiões de Portugal.

O diretor-geral da Portugália Airlines, Mário Lobato de Faria, ofereceu uma maquete do avião que vai ser batizado com o nome “Guimarães”, um Embraer 190, matrícula CS-TPZ, numa visita à Câmara Municipal de Guimarães, onde foi recebido pelo seu presidente, Domingos Bragança.

Considerada pela TAP como sendo um dos mais importantes centros turísticos da região norte, com um centro histórico distinguido como Património Mundial pela UNESCO desde 2001 e cuja área reconhecida foi alargada, em setembro, a Couros, Guimarães foi distinguida com o seu nome num das 12 aeronaves Embraer 190 da frota que opera sob a marca “TAP Express”, operada pela Portugália Airlines. 

Esta é uma iniciativa que vem na senda do projeto “Abraçar Portugal”, iniciado em 2017, cujo objetivo é o de projetar o nome de Portugal além-fronteiras. Recorde-se que os nomes dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas haviam sido atribuídos à sua frota, como forma de promoção cultural, gastronómica e patrimonial. A escolha que recai agora sobre Guimarães insere-se na mesma estratégia, lê-se na nota de imprensa emitida pela autarquia.

A Portugália voa sob a marca TAP Express em voos de curto e médio curso e detém, atualmente, uma frota de 19 aviões – 12 Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, e sete Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73