skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães terá Estação Meteorológica do IPMA no Laboratório da Paisagem

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sábado, maio 29, 2021
© Direitos reservados
O processo para o lançamento do concurso está na fase final e será necessário um período de dois meses para ser feita a instalação e operacionalização da estação.

O concelho de Guimarães terá em breve uma estação meteorológica própria, instalada e certificada pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), junto ao Laboratório da Paisagem. O processo para o lançamento do concurso está na fase final e, após esta formalidade, será necessário o período de dois meses para ser feita a instalação e operacionalização da Estação Meteorológica de Guimarães.

Esta nova valência significa um investimento de sensivelmente 100 mil euros por parte do IPMA, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). A instalação de uma estação meteorológica em Guimarães foi já abordada em reunião de câmara, sendo um recurso tido como importante no sentido de ajudar, por exemplo, a Proteção Civil na tomada de decisões.

Disso mesmo dá conta a Divisão de Clima e Alterações Climáticas do IPMA ao Jornal de Guimarães: “Este reforço da rede de observação do IPMA contribuirá para uma melhor caracterização climática da região de Guimarães, para dotar diversas instituições com mais informação meteorológica essencial para apoio à tomada de decisão e também para melhoria da disponibilização de dados meteorológicos para apoio ao Serviço de Proteção Civil nas ações e missões de salva-vidas e bens”.

A estação meteorológica será instalada junto ao Laboratório da Paisagem, local escolhido depois de analisadas várias possibilidades, e permitirá aferir variáveis meteorológicas quase em tempo real.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70