Guimarães terá uma floresta urbana com mil árvores: é junto à Ecovia
Guimarães terá em breve uma floresta urbana com mais de um milhar árvores e arbustos autóctones junto à Ecovia, perto da Estação de Caminhos de Ferro. O primeiro passo já foi dado esta sexta-feira com a plantação de mil árvores.
A referida floresta urbana será desenvolvida através do método Miyawaki, tendo a extensão de sensivelmente 800 metros quadrados, e resulta de uma atividade promovida pelo Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, no âmbito do projeto Limp.AR financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
“Estas florestas, introduzidas em espaço urbano, são densas e multifuncionais, apresentam crescimento rápido, alta taxa de absorção de dióxido de carbono e atraem uma grande diversidade de espécies, sendo verdadeiros santuários de biodiversidade”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães.
Esta sexta-feira foram plantadas três centenas de árvores e sete centenas de arbustos, de doze espécies diferentes, entre as quais castanheiros, carvalhos, medronheiros e freixos.
Segundo o município, “em espaço urbano, as florestas Miyawaki – nome dado pelo seu criador, o japonês Akira Miyawaki – estabilizam a temperatura média da área onde se encontram, melhoram o bem-estar psicológico dos cidadãos e ajudam na reflorestação de áreas com diversas dimensões num curto espaço de tempo, dando uma nova vida a terrenos abandonados ou incultos”.