skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães vai comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Hugo Marcelo
Cultura \ terça-feira, abril 13, 2021
© Direitos reservados
Adelina Pinto, vereadora da cultura, referiu que o essencial é que Guimarães assuma "um papel dialogante e privilegiado no mapa geográfico dos falantes de língua portuguesa".

A Câmara Municipal de Guimarães em conjunto com a Universidade do Minho irá realizar um seminário para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, agendado para o dia 5 de Maio. Ao início desta tarde, terça-feira, o Museu Alberto Sampaio deu lugar á apresentação do programa de comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que contou com a presença da vice-presidente, Adelina Pinto, e da Professora da Universidade do Minho, Micaela Ramon.

Segundo a vereadora da Cultura, a iniciativa faz parte de um "eixo estratégico" de Guimarães. "Nós assumimos que Guimarães é o berço da nacionalidade, então queremos a partir da língua caminhar para todos os pontos do mundo onde se fala português. Temos recebido uma enorme quantidade de solicitações vindas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Temos projetos com a Guiné-Bissau, Cabo Verde e dois com o Brasil. Efetivamente a questão da língua é de facto muito agregadora". Adelina Pinto referiu ainda que o essencial é que Guimarães assuma "um papel dialogante e privilegiado no mapa geográfico dos falantes de língua portuguesa".

Micaela Ramon revelou que este seminário pretende "ser a primeira de um conjunto de iniciativas a desenvolver ao longo dos anos, sempre para comemorar este dia 5 de maio." A Professora da Universidade do Minho sublinhou a importância da língua portuguesa por ser uma das poucas no mundo que tem estatuto de língua global. "Das mais de 7000 línguas vivas que existem atualmente no mundo, apenas um número muito reduzido tem mais de 10 milhões de falantes e obviamente o português é uma delas", referiu.

A conferência não terminou sem Adelina Pinto realçar duas questões importantes relacionadas com a "opção estratégica" do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Destaque para a apresentação virtual do Museu da Língua de São Paulo no seminário e o "pontapé de saída" para a criação de uma Associação Luso-Brasileira de Apoio à Arte, sediada em Guimarães, que será determinante na difusão da cultura brasileira em Portugal.

Nota: O Dia Mundial da Língua Portuguesa que irá realizar-se em  Guimarães carece ainda da confirmação da presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: