Guimarães vai receber Fórum Europeu de Resiliência Urbana
Guimarães vai acolher o Fórum Europeu de Resiliência Urbana (EURESFO), de 17 a 19 de junho de 2026. Durante o evento, cidades, especialistas e profissionais da área de toda a Europa vão reunir-se para debater abordagens integradas para reforçar a resiliência local.
Promovido pela ICLEI Europe e pela Agência Europeia do Ambiente desde 2013, o Fórum tem servido como um ponto de encontro fundamental para os governos locais e regionais que trabalham na adaptação às alterações climáticas, na gestão do risco de catástrofes e em desafios mais amplos de resiliência.

Sob o tema "Para além da adaptação: abordagens integradas à resiliência", a edição de 2026 vai explorar como as cidades podem associar a adaptação ao planeamento a longo prazo, à inovação na governação e ao bem-estar da comunidade. “O compromisso de longa data de Guimarães em integrar a sustentabilidade na tomada de decisões quotidianas serve, assim, de pano de fundo para este debate”, nota o município de Guimarães, em comunicado.
Recorde-se que, em 2026, Guimarães, no âmbito da Capital Verde Europeia, vai receber mais de 150 eventos, entre os quais conferências internacionais de referência, fóruns técnicos, iniciativas de educação ambiental e momentos de mobilização comunitária – incluindo o EURESFO. Além disso, vai também promover outras iniciativas propostas pela comunidade – selecionadas entre as 200 submetidas –, focadas na descarbonização, na sustentabilidade e na neutralidade climática, refletindo o compromisso e envolvimento local.