skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães vai ter “Curso Profissional de Bombeiro” na Francisco de Holanda

Redação
Educação \ terça-feira, julho 09, 2024
© Direitos reservados
Oferta inovadora passa a figurar para os alunos que entrem no ensino secundário. Funcionará na Escola Secundária Francisco de Holanda e no Quartel dos Bombeiros de Guimarães.

Guimarães passará a ter, já no próximo ano, o Curso Profissional de Bombeiro (nível 4), em funcionamento na Escola Secundária Francisco de Holanda. A nova e inovadora oferta formativa para todos os alunos que ingressam no ensino secundário vai ser apresentada e promovida pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães, no recinto escolar, ao longo da próxima sexta-feira, entre as 14h e as 19h

O Curso Profissional de Bombeiro, destinado a jovens de ambos os sexos que tenham concluído o 9º ano de escolaridade, oferece aos formandos a possibilidade de terem uma formação de nível secundário que pode ter dupla certificação e um domínio de especialização. No fim do Ensino Secundário, os jovens que optarem por esta oferta formativa podem ter um diploma de Bombeiro/a.

"Esta nova oferta formativa em Guimarães é um motivo de satisfação e orgulho para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, mas simultaneamente oferece a todos os jovens do nosso concelho uma possibilidade de valorizarem as suas competências académicas e profissionais. Acreditamos que esta será, seguramente, uma grande mais-valia para ambas as partes", sublinha o presidente da direção, João Pedro Castro, convidando todos os jovens interessados em saber mais ou esclarecer eventuais dúvidas a comparecerem na Escola Secundária Francisco de Holanda, na próxima sexta-feira. 

"Ao longo deste dia, uma equipa dos Bombeiros e da Escola estará disponível para fornecer aos nossos jovens e famílias todas as informações necessárias para que conheçam melhor esta nova oferta formativa e esclareçam todas as suas dúvidas, além de disponibilizarmos também algum material informativo a todos os interessados", acrescenta o presidente da direção dos Bombeiros de Guimarães.

Recorde-se que o Curso Profissional de Bombeiro no concelho de Guimarães resulta de uma parceria firmada entre o presidente da direção da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Vitor Reis, o Presidente da AHBVG, João Pedro Castro, e a diretora do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Rosalina Pinheiro, no âmbito da cerimónia de celebração do 147º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. O protocolo visa reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão de obra qualificada, como é caso do setor dos bombeiros, e modernizar a oferta formativa aumentando simultaneamente o número de jovens formandos diplomados. 

O curso funcionará alternadamente nas instalações do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73