Guimarães vai ter delegação do IHRU para “servir em proximidade”
A cidade de Guimarães vai ter a breve prazo, uma delegação do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana – IHRU, anunciou a Ministra da Habitação Marina Gonçalves, numa sessão com militantes socialistas em que se voltou a falar sobre habitação em Guimarães.
As críticas a esta entidade são recorrentes, sendo que o IHRU tem a seu cargo a tutela de cinco bairros sociais no território vimaranense, nomeadamente Nossa Senhora da Conceição, Emboladoura, Feijoeira, Atouguia e São Gonçalo.
No âmbito da sessão promovida pela comissão política de Guimarães do PS, Marina Gonçalves defendeu que é necessário “fazer uma reaproximação do IHRU dos inquilinos”. Reconhecendo que se trata de um “trabalho difícil, numa instituição que foi descapitalizada”, serão dados passos de proximidade a breve trecho.
Destacou a “instalação, junto de algumas comunidades, de equipas permanentes de acompanhamento, como se espera venha a acontecer em Guimarães, com a abertura de uma delegação em Guimarães, que permita servir diretamente e em proximidade os utentes das habitações do Estado”.
Ricardo Costa, presidente do PS de Guimarães interveio defendendo que se “vive um momento de excecional gravidade e stress económico para as famílias, em virtude das altíssimas taxas de juro, e que compete ao Governo intervir de modo a convencer os bancos a partilharem os seus imensos lucros, resultado de financiamentos próprios que foram realizados a valores muito baixos e que estão, agora, a ser emprestados às famílias a valores exorbitantes”.