
Guimarães: Vitrus recolhe três toneladas de resíduos têxteis nas escolas
A Vitrus Ambiente, em colaboração com o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, já recolheu três toneladas de resíduos têxteis no concelho, através de um projeto que envolve diretamente a comunidade escolar. Ao todo, foram instalados contentores em mais de 30 escolas, onde alunos, professores e famílias têm dado um contributo essencial para a recolha de roupas e outros artigos têxteis que já não são utilizados.
Estas peças são entregues à To Be Green, que lhes dá uma nova vida, reaproveitando-as e transformando-as em novos produtos, tratando-se de um exemplo de economia circular. "A adesão da comunidade escolar tem sido muito positiva, revelando um interesse crescente por práticas mais sustentáveis e responsáveis no destino dado aos resíduos", adiantou a Vitrus Ambiente em comunicado.
“Este projeto demonstra que, quando a comunidade escolar se envolve, conseguimos resultados muito significativos em pouco tempo. Estamos a reduzir o desperdício, a dar uma nova vida a peças que poderiam ir parar ao lixo e a formar uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade”, sublinhou João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus Ambiente.
A entidade frisou, na mesma nota, que a recolha de resíduos têxteis é fundamental para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental da indústria da moda, um dos setores mais poluentes a nível mundial. "Ao reutilizar e reciclar têxteis, evitamos o envio para aterros, diminuímos a necessidade de novos recursos e incentivamos hábitos de consumo mais conscientes", finalizou.