skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães volta a participar na feira de turismo de Madrid

Redação
Economia \ sexta-feira, janeiro 16, 2026
© Direitos reservados
Município almeja “internacionalização e diversificação da oferta turística sustentável” na FITUR, evento que decorre entre 21 e 25 de janeiro de 2026.

A Câmara Municipal de Guimarães vai de novo participar na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) para se promover enquanto destino e estreitar relações com operadores turísticos, destacando produtos emblemáticos relacionados com o património, a cultura, o turismo de natureza, a gastronomia e os vinhos, informa o município em nota de imprensa.

“Este será o primeiro evento internacional de promoção turística em que a cidade participa em 2026, seguindo-se outras ações no mercado ibérico, considerado prioritário e estratégico para o crescimento sustentado do turismo no concelho”, lê-se.

A cidade-berço estará, também, em evidência como Destino Turístico Sustentável certificado pela plataforma EarthCheck, promovendo iniciativas ligadas à Capital Verde Europeia 2026 (CVE), em colaboração com operadores e agentes locais. Entre as atividades previstas, há as provas de vinhos e doces conventuais, experiências de realidade virtual, oferta de brindes promocionais e cinco sorteios exclusivos de experiências a usufruir no destino. No stand do Turismo de Portugal, a cidade será também apresentada CVE, com destaque para uma prova de vinhos integrada no produto estratégico Enoturismo.

"A presença de Guimarães na FITUR representa uma oportunidade única para dar visibilidade internacional ao nosso património, à dinâmica da nossa cultura e à variedade de experiências turísticas que a cidade oferece, sempre pautadas pela autenticidade, sustentabilidade e identidade local. Esta participação é o momento ideal para consolidar parcerias estratégicas, cativar visitantes interessados em vivências culturais profundas e responsáveis, e afirmar Guimarães como um destino que valoriza a sua história, vive o presente com intensidade e projeta o futuro de forma consciente e sustentável”, sublinha a vereadora do Turismo de Guimarães, Isabel Ferreira.

Promovida pelo Instituto de Feiras de Madrid – IFEMA, em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a FITUR é uma feira de referência internacional, reunindo anualmente profissionais do turismo de todo o mundo, sendo um espaço privilegiado para networking, conhecimento das tendências do setor e geração de negócio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia