Guimarães volta a ser finalista na corrida a Capital Verde Europeia
Guimarães figura novamente nas três cidades finalistas candidatas ao título de Capital Verde. Depois de ter conseguido ser uma das três cidades do último ano, Guimarães volta a estar na shortlist, sendo candidata a Capital Verde Europeia 2026.
O anúncio foi feito esta quinta-feira por parte da entidade que organiza a iniciativa no seio da Comissão Europeia. Juntamente com Guimarães, as outras duas finalistas são Heilbron, na Alemanha, e Klagenfurt, na Áustria.
Recorde-se que no ano passado Guimarães teve como concorrentes outra cidade austríaca, Graz, e a cidade que acabou por ser vencedora, sendo Capital Verde no próximo ano – 2025 – a capital da Lituânia, Vilnius.
Guimarães trata-se da única cidade portuguesa na corrida, solidificando um caminho que vem a percorrer há vários anos, ao ser finalista pelo segundo ano consecutivo. Braga também concorreu, mas não figura entre as dez finalistas.
Depois do quinto lugar entre treze cidades na candidatura a CVE 2020, a cidade-berço melhorou a sua classificação na candidatura para 2025, sendo, então, uma das três finalistas, repetindo esse ano esse feito.