Guimarães volta a ser palco de dança contemporânea
O Dia Mundial da Dança, é assinalado a 1 de maio, e vai contar com um conjunto de estreias de espetáculos na área da dança contemporânea, no fim-de-semana de 30 de abril a 2 de maio, promovidos pela Oficina.
Logo no início do ano, em janeiro, A Oficina precisou de cancelar e reagendar programas, dada a decisão do Governo de voltar a encerrar os espaços da Cultura. Entre os projetos cancelados esteve a 11ª edição do Festival GuiDance. A solução foi que os espetáculos pudessem acontecer no contexto da programação regular do Centro Cultural Vila Flor ao longo do ano.
O programa conta com nomes como Hugo Calhim Cristovão & Joana von Mayer Trindade, que apresenta Fecundação e Alívio neste Chão Irredutível onde com Gozo me Insurjo, a 30 de abril, sexta-feira, às 19h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Segue-se Vera Mantero, no sábado, dia 1 de maio, às 11h00, com a companhia Dançando com a Diferença, intitulada Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro, cabendo à coreógrafa francesa Flora Détraz encerrar o fim de semana com Glottis, no domingo, 2 de maio, às 11h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Os ingressos para assistir às criações de Hugo Calhim Cristovão & Joana von Mayer Trindade e Flora Détraz têm um custo de 7,50 ou 5,00 euros, com desconto, podendo ser adquiridos nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina – Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina – ou online.
O espetáculo de Vera Mantero para a companhia Dançando com a Diferença terá entrada gratuita. Trata-se ainda de um espetáculo acessível com audiodescrição.