skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

GuimarãesAtiva: vimaranenses convocados a sair à rua para praticar desporto

Bruno José Ferreira
Desporto \ sexta-feira, junho 09, 2023
© Direitos reservados
Praças do centro da cidade, e das freguesias, vão ganhar vida com a promoção de atividade física. Iniciativa assinala os dez anos de Cidade Europeia do Desporto.

No âmbito das comemorações dos dez anos de Cidade Europeia do Desporto, os vimaranenses são desafiados a sair à rua de 12 a 18 de junho para praticar desporto e atividade física. O evento foi denominado Guimarães Ativa, e para lá de assinalar a efeméride, pretende-se que seja “prática”.

Nelson Felgueiras, vereador com o pelouro do desporto, apresentou esta sexta-feira a iniciativa que começa já na segunda-feira: “Trata-se de uma iniciativa que incentive a que as pessoas se mantenham ativas e promovam a prática de desporto: lançámos o desafio às vilas, às freguesias, para que promovessem em parceria com agentes locais para a iniciativa que são as Praças com Vida”.

A ideia é que as praças centrais, quer do centro da cidade quer das vilas, possam transformar-se em locais de prática desportiva. “É uma oportunidade, uma experiência, de praticar desporto num local de proximidade e desformatado do que é habitual”, sustentou Nelson Felgueiras.

“Efeito forte e multiplicador”

Para além das juntas de freguesia, o repto foi também lançado aos clubes e associações desportivas, esperando-se que possa ter um “efeito forte e multiplicador” que possa inspirar outras pessoas a praticar atividade física.

O Vitória SC é um dos clubes que se juntou à iniciativa, vai ter “mostras” de treze modalidades, sendo precisamente esse o propósito do projeto Guimarães Ativa. Promover sinergias entre várias entidades, de forma a proporcionar um vasto leque de iniciativas, das quais Nelson Felgueiras destaca a final da ‘Liga Neno’, uma caminhada conjunta no Parque da Cidade Desportiva e ainda no sábado, dia 17, um “megaevento de atividade física” na Plataforma das Artes.

As iniciativas que constam no programa, “preenchido e diversificado”, sustentou Nelson Felgueiras, são de participação gratuita e completamente descomprometida, de forma a vincar esta “ideia, uma marca, que temos vindo a afirmar, que Guimarães é uma cidade de desporto”. “A ideia é que os vimaranenses apareçam”, concluiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: