
Guimarães vai eleger o 6º presidente de Câmara: entrevistas aos candidatos
Edmundo Campos foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Guimarães resultante das primeiras eleições autárquicas em democracia realizadas após o 25 de Abril de 1974.
Nessas eleições, realizadas a 12 de dezembro de 1976, o partido mais votado foi o PS, logo seguido do PSD, resultados que permitiram eleger três vereadores cada partido, seguindo-se o CDS, com dois vereadores. O último vereador saiu da coligação Frente Eleitoral Povo Unido (FEPU), que juntava o PCP, o MDP e a FSP. Esses vereadores, para recordar, deixaram a sua marca em Guimarães e também no país, foram eles: Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva (PPD/PSD); José Sampaio da Silva Marques (CDS); António Alberto Correia Mota Prego de Faria (PS); Eurico da Silva Teixeira de Melo (PPD/PSD); Óscar Jordão Pires (FEPU); Albano de Abreu Coelho de Lima (CDS); Abílio Manuel Gonçalves da Costa (PS) e António Faria Martins (PPD/PSD), sem esquecer o já referido Edmundo António Ribeiro Marques de Campos (PS), que viria a ser presidente da Câmara.
Em 1979, viria a ser eleito como presidente da Câmara António Augusto Duarte Xavier (Aliança Democrática - AD); em 1982 foi eleito Manuel Ferreira (PS) e em 1985 voltou a ser eleito António Augusto Duarte Xavier (PPD/PSD), na mais disputada eleição registada até ao momento, derrotando António Magalhães por 102 votos. Em 1989, António Magalhães da Silva (PS) iniciou o período de maior vigência da mesma pessoa à frente dos destinos da Câmara, pois viria a vencer as eleições de 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009. Em 2013, 2017 e 2021, Domingos Bragança viria a tornar-se o 5º presidente de Câmara de Guimarães.
O Jornal de Guimarães entrevistou os sete candidatos a estas eleições, dando oportunidade de estes transmitirem a sua visão, os seus projetos e a suas prioridades para o concelho nos próximos quatro anos.
A 12 de outubro os vimaranenses vão ter o direito e o dever de escolherem o seu 6º presidente da Câmara entre Ricardo Costa (PS), Ricardo Araújo (CJpG), Mariana Silva (CDU), Nuno Vaz Monteiro (CHEGA), Joaquim Teixeira (BE), Gil Leitão (IL) e Manuel Silva (ADN).
A ordem e horário de publicação no site do jornal de Guimarães e respetivas redes sociais seguirá a ordem da maior votação nas últimas autárquicas e será a seguinte:
- Segunda-feira, dia 29 de setembro. às 18:30 horas - Ricardo Costa (PS);
- Terça-feira, dia 30 de setembro. às 18:30 horas - Ricardo Araújo (Coligação JpG);
- Quarta-feira, dia 01 de outubro. às 18:30 horas - Mariana Silva (CDU);
- Quinta-feira, dia 02 de outubro. às 18:30 horas - Nuno Vaz Monteiro (Chega);
- Sexta-feira, dia 03 de outubro. às 18:30 horas - Joaquim Teixeira (BE);
- Sábado, dia 04 de outubro. às 18:30 horas - Gil Leitão (IL);
- Domingo, dia 05 de outubro. às 18:30 horas - Manuel Silva (ADN);