skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Há 300 atletas a caminho de Guimarães: espera-os o tabuleiro de xadrez

Redação
Desporto \ sábado, agosto 21, 2021
© Direitos reservados
A quarta edição do torneio Internacional de Xadrez de Guimarães vai decorrer entre os dias 24 e 29 de agosto

Após uma paragem forçada de um ano, por força da crise pandémica covid-19, as batalhas nas 64 casas estão de regresso à Cidade Berço. A quarta edição do torneio Internacional de Xadrez de Guimarães vai decorrer entre os dias 24 e 29 de agosto e vai trazer a Guimarães 300 atletas inscritos vindos de 32 países.

A lista de jogadores é encabeçada pelo arménio Karen Grigorian e pelo americano Hans Niemann, ambos com elo superior a 2600. O atleta portuense Luís Galego é o melhor português, que surge no 14º lugar do ranking inicial.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e dos clubes federados do concelho (Vitória SC, Amigos de Urgeses, Clube de Xadrez da Escola João de Meira, Fórum de Airão São João e Clube de Xadrez Afonsino), a prova deste ano "obrigou a alterações logísticas importantes", informa o município.

As provas não vão ter público, "podendo os jogos ser seguidos em direto nas plataformas chess24.com, chess.com e chessbomb.com, a partir das 20 horas de dia 24".

Este ano, excecionalmente, a prova conta com o apoio da FIDE (Federation Internationale des Echecs), que é a autoridade que superintende o xadrez mundial. Conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Associação de Xadrez do distrito de Braga e do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, que cede as instalações para a prova.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: