skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Há uma formação em curso para aprofundar integração de refugiados

Redação
Sociedade \ terça-feira, setembro 06, 2022
© Direitos reservados
Organizada pelo consórcio Guimarães Acolhe, a formação começou a 03 de setembro e estende-se pelos restantes sábados do mês, havendo ainda quatro sessões extra no Laboratório da Paisagem.

A Câmara Municipal de Guimarães, enquanto parceira do projeto internacional EMBRACE, em colaboração com a Fundação Maria Rosa – ComParte, está a desenvolver ações de formação e capacitação para a melhor integração de cidadãos refugiados na comunidade. A formação proposta tem como principal objetivo capacitar os refugiados na sua participação cívica na comunidade, dando-lhes mais conhecimentos e competências que sejam relevantes na defesa dos seus direitos e na integração, autonomia e bem-estar social, informa a autarquia.

As ações de formação para os cidadãos refugiados iniciaram-se no passado sábado, 3 de setembro, e prolongam-se nos dias 10, 17, 24 de setembro. 

A partir do dia 20 de setembro, estão previstas ainda quatro sessões, no Laboratório da Paisagem, destinadas à capacitação de técnicos, das várias respostas sociais existentes, tendo como objetivo principal a implementação da metodologia EMBRACE, bem como, o conhecimento e a partilha de boas práticas que promovam um melhor e maior conhecimento das pessoas que chegam ao nosso território. 

Atualmente, vivem em Guimarães centenas de pessoas oriundas de diversos países de África, América Latina e Europa, nomeadamente da Ucrânia. A congregação de esforços entre as várias entidades e instituições de Guimarães tem possibilitado que estas pessoas, vítimas de conflitos ou discriminação, possam retomar as suas vidas e voltar a ter esperança num futuro melhor.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: