Habitação: JSD apresenta plano para fixar e atrair jovens para o concelho
A Juventude Social Democrata (JSD) de Guimarães apresentou um plano para fixar e atrair jovens para o concelho "rapidamente". "Sabemos que os jovens e os jovens casais que, em grande parte, possuem vínculos laborais precários adiam por tempo indeterminado a sua emancipação", diz a juventude partidária. Desta forma, os jovens socias democratas vimaranenses apresentaram "um plano de apoio à habitação jovem".
"Este plano passa por criar as condições necessárias a esta emancipação e que, como consequência, terá um impacto positivo noutras áreas do interesse municipal como a natalidade, o investimento no concelho, o aumento da força laboral entre outras", lê-se na nota informativa enviada às redações.
Para ser elegível a este programa de apoio à habitação, os indivíduos devem ser "maiores de idade com idadeigual ou inferior a 35 anos ou os agregados familiares jovens cuja média de idades não ultrapasse os 35 anos, residentes ou não no Município de Guimarães (atração de população jovem de outros concelhos)", assinala a JSD.
Num comunicado onde são elencados os detalhes da proposta - pode ser consultado aqui -, a juventude partidária afirma que "Guimarães se encontra a perder população": "Olhamos para estes indicadores com alguma apreensão. Se por um lado urge criar medidas e estratégias de ação social que acautelem a população idosa, por outro lado temos rapidamente de fixar e atrair jovens e jovens casais para o concelho.
O conjunto de ideias vai ser entregue ao candidato à Câmara Municipal de Guimarães pelo PSD, Bruno Ferreira.