skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Habitação social de quatro zonas do concelho com reabilitação energética

Redação
Sociedade \ quinta-feira, abril 22, 2021
© Direitos reservados
Obras no valor de 3milhões de euros para melhorar quatro bairros sociais

Quatro grupos de habitações sociais de Guimarães, nomeadamente em Azurém, Urgezes, Coradeiras e Mataduços, vão ser alvo de obras de reabilitação energética. O total das obras terá o custo de 3milhões de euros.

A Câmara Municipal de Guimarães avança com esta empreitada, já amplamente discutida, sendo assim possível “dotar edifícios de Habitação Social de melhor eficiência energética, resultando daqui uma diminuição dos consumos de energias não renováveis, assim como um melhor conforto para os moradores”.

A obra foi adjudicada pelo valor de 2.960.000,00 € (+ IVA), sendo que uma parte considerável é proveniente de uma comparticipação financeira do FEDER (1.952.660,95 €).

Na prática serão realizados trabalhos diversos como: “isolamento térmico das paredes exteriores, a substituição das caixilharias existentes por novas com vidro duplo, assim como isolamento térmico e revisão das impermeabilizações das coberturas, coletores solares térmicos, por forma a fazer o aquecimento das águas sanitárias, contribuindo para a diminuição dos consumos energéticos para aquecimento das águas”.

Nos casos de Azurém e Urgezes serão instalados painéis solares para abastecer as zonas comuns dos edifícios.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70