skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Nova técnica para tratar tornozelo vale distinção a médico Hélder Pereira

Redação
Saúde \ segunda-feira, novembro 27, 2023
© Direitos reservados
O vimaranense, especialista em traumatologia desportiva, foi distinguido em Varsóvia pela nova abordagem às lesões no tornozelo. Esse trabalho permitiu o regresso de uma atleta jovem ao basquetebol.

Especialista em ortopedia e traumatologia desportiva, o médico vimaranense Hélder Pereira foi distinguido com o melhor poster relativo ao desenvolvimento de uma técnica cirúrgica inovadora no tornozelo e no pé no evento designado Dias das Especialidades, realizado pela Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, entre 24 e 25 de novembro, em Varsóvia, capital da Polónia. Apresentada no evento por Catarina Souto, médica que integra a sua equipa de investigação, essa nova abordagem para tratamento de patologia grave do tornozelo permitiu a retoma de uma atleta jovem à vida ativa e à prática do basquetebol.

“O trabalho de Hélder Pereira, e sua equipa foi mais uma vez reconhecido ao mais alto nível num grande evento internacional”, lê-se numa nota de imprensa a propósito da distinção ao especialista oriundo de Caldas das Taipas. “Este prémio reflete o contínuo esforço do ortopedista português e sua equipa no tratamento dos seus pacientes, nomeadamente no retorno à atividade física de alta exigência e ao desporto de elite”.

O reconhecimento internacional, prossegue a nota, é “fonte de motivação para continuar o trabalho no desenvolvimento e formação proporcionado em território nacional”, responsável por cativar o interesse de jovens médicos dos mais variados pontos do globo para fazer a sua formação na especialidade de ortopedia.

O médico crê que a distinção é “um exemplo de esperança” na traumatologia desportiva portuguesa e para a afirmação de Portugal enquanto prestador de serviços a atletas de todo o mundo quando o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vive “tempos de reconhecida dificuldade”. “Temos verificado a requisição de clínicos portugueses por todos os cantos do globo em clubes de elite”, conclui a nota.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73