skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“Heróis da Fruta” regressa às escolas com inscrições abertas até dia 31

Sofia Rodrigues
Saúde \ terça-feira, outubro 28, 2025
© Direitos reservados
“Heróis da Fruta” está de regresso às escolas portuguesas. As inscrições estão abertas até 31 de outubro para a 15.ª edição do projeto que promove hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças.

O projeto "Heróis da Fruta" regressa às escolas portuguesas no ano letivo 2025/2026, com o objetivo de continuar a promover hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças. No distrito de Braga, mais de 1.600 alunos de 73 turmas já estão inscritos neste que é descrito como "o maior desafio escolar sobre alimentação saudável em Portugal" pela organização.

As inscrições gratuitas para a 15.ª edição da iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) decorrem até 31 de outubro. Podem participar turmas de pré-escolar e 1.º ciclo de escolas públicas e privadas, incluindo jardins de infância, ATL, CATL, AAF e agrupamentos de todo o país.

Nesta edição, todas as turmas que completarem o desafio de cinco semanas receberão prémios garantidos, eliminando o tradicional sorteio. Cada aluno e professor receberá um diploma, autocolantes "Heróis da Fruta" e um pack de vouchers familiares com entradas gratuitas em experiências educativas e de lazer. As turmas terão ainda acesso à bandeira "Missão Cumprida", ao livro-jogo "Heróis da Fruta", sementes para plantar na horta escolar e a um convite para participar online na cerimónia oficial de entrega de prémios, com a presença das mascotes Sushi, Yoga e Tuktuk.

A metodologia do projeto combina música, storytelling e gamificação, protagonizada por personagens-modelo que ganham “superpoderes” através da ingestão de alimentos saudáveis, seguindo as recomendações da OMS, DGS e DGE.

Sobre o programa "Heróis da fruta"

Desde o seu lançamento em 2011, o programa "Heróis da Fruta" já envolveu mais de 1 milhão de crianças em todo o país, tendo contribuído para melhorias significativas nos hábitos alimentares diários. Para a edição de 2025/2026, 30.179 alunos de 1.538 turmas, distribuídas por todos os distritos e regiões autónomas, já confirmaram a sua participação.

Os especialistas em saúde pública destacam a importância de programas como este para enfrentar desafios como a má nutrição infantil e a baixa literacia alimentar das famílias. De acordo com a APCOI, o programa criado em 2011, tem demonstrado resultados consistentes e mensuráveis ao longo dos anos.

De acordo com o relatório de impacto do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL), o projeto "Heróis da Fruta" aumentou, em média, 22,6% a ingestão de lanches escolares mais nutritivos nas turmas participantes. Além disso, 52,8% das crianças experimentaram pela primeira vez alguma fruta ou hortícola nova.

Segundo Mário Silva, presidente da APCOI, desde 2011, o parceiro principal do desafio "Heróis da Fruta", BNP Paribas Cardif, já garantiu a ingestão de mais de 5 mil toneladas de fruta e hortícolas nas mais de 10 mil escolas que já participaram nesta iniciativa. "Esta parceria é fundamental para continuarmos a oferecer gratuitamente este projeto educativo a cada vez mais crianças, inspirando hábitos transformadores para a sua alimentação com impactos muito positivos na sua saúde.", reforça o presidente.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #125