
Hospital alastra cirurgia robótica à ginecologia e obstetrícia
A incursão da Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAAve) pela cirurgia robótica estende-se agora à ginecologia e à obstetrícia, depois de ter inaugurado esse procedimento a 14 de março, com a remoção total da glândula prostatectomia radical para tratamento de cancro da próstata.
A primeira intervenção em tais especialidades esteve a cargo da equipa liderada pelo médico Pedro Oliveira, ainda constituída pelos médicos Luísa Machado, Adriano Soares, Joana Dias, Alexandro Poveda e pelas enfermeiras Daniela Lobo, Alexandra Faria, Anita Sampaio e Vânia Duarte, e decorreu com sucesso.
“Há uma procura substancial de utentes nestas áreas aos cuidados de saúde desta unidade. Esta cirurgia inovadora, ao nível das melhores práticas clínicas Nacionais e Internacionais, alia a tecnologia de ponta à capacidade médica, permitindo que procedimentos complexos sejam realizados com maior precisão, menos riscos, recuperação mais rápida e confortável para a utente”, refere a nota de imprensa divulgada pela ULSAAve, sediada no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
A cirurgia em causa recorre a uma “técnica inovadora, precisa e que permite maior controle e segurança nos procedimentos cirúrgicos”, com efeitos menos invasivos do que os processos até agora utilizados, completa a nota.