skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital de Guimarães aumenta assistência em Arritmologia

Redação
Saúde \ segunda-feira, abril 05, 2021
© Direitos reservados
Mesmo num período pandémico, com os constrangimentos que são conhecidos, o Serviço de Cardiologia conseguiu aumentar a sua capacidade de resposta

O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães conseguiu aumentar atividade assistencial em Arritmologia mesmo durante a pandemia, tendo mais procedimentos realizados em 2020 comparativamente com 2019.

Para o Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães, especialidade que trata a subespecialidade em causa, “foi fundamental manter a atividade nesta área porque estamos a falar de intervenções que salvam vidas, quer seja a implantação de um dispositivo cardíaco ou a realização de um estudo electrofisiológico e de uma ablação. Fazer menos um procedimento pode corresponder a uma vida perdida”.

A chave para conseguir estes resultados está organização metódica. “Uma organização rigorosa e clara definição de prioridades ajudou-nos a manter a atividade, mesmo considerando que foi no espaço físico da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia que funcionou o Bloco Operatório, durante os três meses da 1ª vaga”, é explicado.

Na próxima quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Saúde, pelo que o Hospital de Guimarães ressalva que “todos as pessoas com problemas relacionados com o ritmo cardíaco que é seguro procurarem o seu hospital para serem tratadas”.

“A Arritmologia é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, distúrbios dos batimentos do coração (…). Alguns dos sintomas associados são palpitações (acompanhados ou não de mal-estar), cansaço, falta de ar, suor excessivo, sensação de desmaio ou mesmo desmaio", dá conta o Hospital de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70