Hospital de Guimarães celebra “valores” dos enfermeiros em livro
No dia em que se assinalada o Dia Internacional do Enfermeiro, o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) anunciou a publicação de um livro, um anuário, no qual são expostos os testemunhos dos enfermeiros relativos ao ano 2020.
Enfrentar uma pandemia levou a que estes profissionais de saúde tivessem de se “adaptar a uma nova realidade” com o reforço de “conhecimentos e capacidades”, segundo Ana Luís Bastos, Enfermeira Diretora do Hospital de Guimarães, estando esse espólio retratado num livro com uma forte componente fotográfica.
Na cerimónia de apresentação do livro, que contou com a presença de vários enfermeiros no Auditório do HSOG, Fernando Alves Pinto, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Senhora da Oliveira e um dos impulsionadores da realização deste anuário, frisou que o livro apresentado “fica para a história da saúde em Guimarães e em Portugal”.
Por seu turno, Henrique Capela, presidente do Conselho de Administração do HSOG, sustentou que o livro apresentado, com o título “Cuidar”, ajuda a celebrar um “dia grande” para os enfermeiros e para a sociedade.
“É um dia grande. Não comemoramos o dia de uma profissão, mas sim comemoramos valores que os profissionais da enfermagem encarnam. Estamos a festejar os sorrisos que estes profissionais dão aos utentes e estão encarnados na sua forma de estar”, frisou Henrique Capela.
A encerrar a sessão, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, demonstrou gratidão para com os enfermeiros. “Trata-se de um dia importante para tornar visível a importância dos enfermeiros”, atirou, sublinhando a importância dos enfermeiros no sistema de saúde.