skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital de Guimarães celebra “valores” dos enfermeiros em livro

Bruno José Ferreira
Saúde \ quarta-feira, maio 12, 2021
© Direitos reservados
Anuário com fotos e testemunhos da luta dos enfermeiros dado a conhecer no Dia Internacional do Enfermeiro.

No dia em que se assinalada o Dia Internacional do Enfermeiro, o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) anunciou a publicação de um livro, um anuário, no qual são expostos os testemunhos dos enfermeiros relativos ao ano 2020.

Enfrentar uma pandemia levou a que estes profissionais de saúde tivessem de se “adaptar a uma nova realidade” com o reforço de “conhecimentos e capacidades”, segundo Ana Luís Bastos, Enfermeira Diretora do Hospital de Guimarães, estando esse espólio retratado num livro com uma forte componente fotográfica.

Na cerimónia de apresentação do livro, que contou com a presença de vários enfermeiros no Auditório do HSOG, Fernando Alves Pinto, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Senhora da Oliveira e um dos impulsionadores da realização deste anuário, frisou que o livro apresentado “fica para a história da saúde em Guimarães e em Portugal”. 

Por seu turno, Henrique Capela, presidente do Conselho de Administração do HSOG, sustentou que o livro apresentado, com o título “Cuidar”, ajuda a celebrar um “dia grande” para os enfermeiros e para a sociedade.

“É um dia grande. Não comemoramos o dia de uma profissão, mas sim comemoramos valores que os profissionais da enfermagem encarnam. Estamos a festejar os sorrisos que estes profissionais dão aos utentes e estão encarnados na sua forma de estar”, frisou Henrique Capela.

A encerrar a sessão, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, demonstrou gratidão para com os enfermeiros. “Trata-se de um dia importante para tornar visível a importância dos enfermeiros”, atirou, sublinhando a importância dos enfermeiros no sistema de saúde.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: