skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital de Guimarães cria equipa domiciliária de cuidados paliativos

Redação
Saúde \ terça-feira, janeiro 11, 2022
© Direitos reservados
No âmbito de um projeto financiado pela Fundação La Caixa os concelhos de Guimarães e Vizela passam a ter disponível uma equipa domiciliária de cuidados paliativos.

O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães criou uma equipa domiciliária de cuidados paliativos no âmbito do projeto “Paliativos Consigo”, financiado pela Fundação La Caixa. Após candidatura da unidade hospitalar vimaranense, a mesma foi contemplada com o financiamento que permite criar “um novo serviço de apoio à comunidade”.

Esta equipa domiciliária de cuidados paliativos surge após sete anos de funcionamento da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Hospital de Guimarães, sendo que “subsistem lacunas que nos parece importante serem colmatadas”, lacunas essas verificadas ao nível da “continuidade de cuidados, nomeadamente ao nível do apoio no domicílio”.

Assim sendo, a nova equipa domiciliária de cuidados paliativos do Hospital de Guimarães vai apoiar os doentes referenciados pelo EIHSCP residentes nos concelhos de Guimarães e Vizela que pretendam continuar em casa, independentemente da fase da doença.

“O objetivo principal do projeto “Paliativos consigo” é prestar cuidados especializados a doentes do foro paliativo no seu domicílio, nas várias fases da sua doença, incluindo fim de vida, através da implementação de planos individualizados, contribuindo para a humanização dos cuidados de saúde”, dá conta o Hospital de Guimarães.

A equipa “Paliativos consigo” funcionará de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Aos Sábados e Domingos, funcionará com um enfermeiro das 9 às 15h e um médico em regime de prevenção. A equipa disporá de apoio telefónico diariamente das 9 às 20h. Assim, serão asseguradas as necessidades de avaliação dos doentes durante todos os dias da semana. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: