skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital galardoado por projeto para cuidar doentes com cancro ao domicílio

Redação
Saúde \ quarta-feira, outubro 25, 2023
© Direitos reservados
Projeto OnConsigo permitiu ao Senhora da Oliveira vencer a 10.ª edição do Healthcare Excellence e arrecadar cinco mil euros. Diretora do Serviço de Oncologia realça trabalho de proximidade.

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) venceu a 10ª edição do prémio Healthcare Excellence na quarta-feira, com o projeto OnConsigo, vocacionado para os cuidados ao domicílio de doentes com cancro.

Elaborado para “combater o risco de infeção inerente a múltiplas visitas necessárias ao hospital”, com o projeto do hospital vimaranense substitui essas visitas por cuidados personalizados específicos ao domicílio, nomeadamente imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte. Os benefícios são palpáveis em três áreas, adianta o comunicado referente à iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela empresa farmacêutica AbbVie.

A diretora do Serviço do Oncologia do HSOG admite o “orgulho tremendo” pela conquista de um prémio que constitui “reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido” pela equipa daquela unidade de saúde. “O facto de termos trabalhado diariamente, lado a lado com os doentes, permitiu perceber o que poderia ser melhorado e desenhar uma solução focada nos interesses de quem vai realmente usar os serviços foi uma grande mais-valia do projeto”, realça Camila Coutinho, citada pelo comunicado.

Já o hospital, que arrecadou cinco mil euros pela distinção, vincou, na sua nota de imprensa, estar a cumprir o “propósito de humanização dos seus serviços, sempre com o objetivo de prestar os melhores cuidados de saúde à comunidade que serve”. A equipa do OnConsigo reúne enfermeiros, médicos, assistente social e farmacêuticos, acrescenta a instituição.

O presidente da APAH, Xavier Barreto, frisou, por seu turno, que o prémio distingue “a extraordinária dedicação de administradores hospitalares e profissionais de saúde pela implementação de projetos como aqueles que foram apresentados e que contribuem de forma inestimável para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal”.

Já a representante da AbbVie, Lucie Perrin, vê os projetos submetidos ao Healthcare Excellence como “exemplos brilhantes de como a inovação e a colaboração podem contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde”. “São exemplos de excelência e de boa gestão dos recursos disponíveis que contribuem de forma inequívoca para a sustentabilidade do SNS”, realça, citada pelo comunicado.

 

Sete finalistas após 18 candidaturas

Além do OnConsigo, do HSOG, os projetos Luzia, da Unidade de Saúde Local do Alto do Minho, e InStep, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Unidade de Neonatologia do Hospital São Francisco Xavier), receberam menções honrosas. A iniciativa sediada em Viana do Castelo constitui o primeiro centro de oftalmologia dentro de um centro de saúde que cobre todo o Alto Minho, enquanto o projeto lisboeta visa demonstrar como a utilização de data pode ajudar a estabelecer um modelo de previsão para ajudar a combater a sepsis em pacientes prematuros.

A 10.ª edição do prémio Healthcare Excellence recebeu 18 candidaturas até 08 de setembro, antes de o júri escolher sete projetos finalistas, apresentados e defendidos pelos seus autores em sessão pública presencial. Entre os restantes finalistas, contavam-se projetos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: