skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

HSOG homenageia Gama Brandão no cinquentenário da pediatria

Carolina Pereira
Sociedade \ domingo, maio 30, 2021
© Direitos reservados
O fundador do Serviço de Pediatria do HSOG foi homenageado este sábado no âmbito das cerimónias que assinalam os 50 anos daquele serviço hospitalar.

O Serviço de Pediatria do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães marcou, na tarde de sábado, dia 29, a sessão solene das comemorações do cinquentenário do serviço de pediatria, que teve lugar no Paços dos Duques de Bragança, com início às 17h00. O momento serviu também como homenagem ao Dr. Gama Brandão, fundador do Serviço de Pediatria e, ainda, para a apresentação do projeto do Livro Comemorativo dos 50 anos do referido serviço.

Assim como o Dr. Gama Brandão, outras entidades puderam estar presentes, como o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Jorge Dias, a Presidente da Sociedade portuguesa de pediatria, Inês Azevedo, o diretor clinico do Hospital da Senhora da Oliveira, Hélder Trigo, a diretora do Serviço de pediatria, Águeda Matos, diretora do Serviço de pediatria, o diretor do executivo do ACES Alto Ave, Novais de Carvalho, Ana Luísa Bastos, vogal Conselho administração, as vereadoras  da Câmara Adelina Pinto e Sofia Ferreira.

O evento foi marcado por agradecimentos, emotividade e discursos em tributo ao Dr. Gama Brandão, descrito por Hélder Trigo, como um “humanista sempre pronta a ajudar”, ou por Domingos Bragança como “uma personalidade que cria empatia em todos e teve sempre uma postura profissional e cívica que é um exemplo para todos”.

No final, Gama Brandão pôde tecer palavras de agradecimento, dedicando-as sobretudo à sua esposa, Teresa Gama. “Não poderia realizar estas atividades todas se, diariamente não convivesse com alguém inteligente, criativo, sensato, ternurento como a minha mulher”, partilhou emocionado.

As celebrações encerram neste dia 30, com a celebração eucarística do cinquentenário do Serviço de Pediatria, na Basílica de São Pedro, pelas 12h30.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: