skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2022
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

HSOG organizou primeiro curso nacional de monitores cardíacos implantáveis  

Redação
Saúde \ sexta-feira, abril 22, 2022
© Direitos reservados
Participaram dez cardiologistas de diferentes hospitais nacionais neste importante contributo para a ciência.

O Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães, nomeadamente o serviço de cardiologia, organizou aquele que foi primeiro curso, a nível nacional, sobre monitores cardíacos implantáveis.

Marcaram presença uma dezena de cardiologistas de diferentes hospitais nacionais neste que é um evento considerado pelo HSOG como “uma iniciativa importante para a ciência”.

Este 1º Curso teve um componente teórico - onde foram abordados os aspetos relevantes referentes à seleção dos doentes, de acordo com as guidelines, à técnica de implantação do dispositivo e ao seu seguimento, presencial e remoto - e um componente prático, através do acompanhamento de implantações destes dispositivos em doentes do Hospital.       

Os monitores cardíacos implantáveis constituem atualmente uma ferramenta crucial no diagnóstico de algumas alterações do ritmo cardíaco facilitando a decisão clínica. As suas principais indicações são o estudo da síncope recorrente e o AVC criptogénico. Estes dispositivos permitem o envio de informações do ritmo cardíaco dos doentes de forma automática, sem intervenção do doente, e contínua, através da monitorização remota; explicou o HSOG em nota enviada à imprensa.   

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #28