skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Núcleo do IEEE da Universidade do Minho organiza Olimpíadas da Engenharia

Redação
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, fevereiro 05, 2024
© Direitos reservados
Segunda edição do evento organizado por estudantes convida várias equipas a resolverem três desafios de engenharia do mundo em 24 horas, entre 06 e 07 de fevereiro, em Azurém.

O campus de Azurém da Universidade do Minho (UMinho) acolhe a segunda edição das Olimpíadas da Engenharia na terça e na quarta-feira, com as equipas participantes a submeterem-se à resolução de três desafios de engenharia em 24 horas.

Organizada pelo ramo de estudantes que representa o Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE) na Universidade do Minho, a iniciativa destina-se aos estudantes dos 14 cursos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e começa às 09h30 desta terça-feira, com o check-in, às 09h30, prolongando-se até às 18h15 de quarta-feira, o horário da sessão de encerramento.

A manhã de terça-feira desenrola-se no Auditório Nobre, com cerimónia de abertura, a apresentação dos três desafios e uma sessão de team-building. Os três desafios em causa são o Desafio Sopro dos Ventos, o Desafio sobre Rodas e o Desafio de Seleção: Doce em Arte, tendo de ser resolvidos no pavilhão desportivo do campus de Azurém. A competição prolonga-se noite dentro, até às 12h30 de quarta-feira, hora para a qual está marcado o almoço.

A classificação final vai ser definida a partir da avaliação dos jurados, todos eles ligados à EEUM: são eles Elisabete Freitas (Departamento de Engenharia Civil), Filipe Marques (Departamento de Engenharia Mecânica), Pedro Rodrigues (Departamento de Engenharia de Polímeros), Teresa Monteiro (Departamento de Produção e Sistemas), Hélder Carvalho (Departamento de Engenharia Têxtil), Mariana Henriques (Departamento de Engenharia Biológica), António Costa (Departamento de Engenharia Informática), Vítor Monteiro (Departamento de Engenharia Eletrónica Industrial) e Carlos Portela (Departamento de Sistemas de Informação).

As apresentações dos trabalhos dar-se-ão a partir das 14h00 de quarta-feira, tempo em que as equipas também poderão estabelecer contactos com algumas das empresas que vão marcar presença no evento Dias do Emprego, este ano marcado para 20 de fevereiro, também em Azurém.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: