skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Inaugurado Centro de Saúde de Moreira: “Essencial para a população”

Redação
Saúde \ domingo, novembro 24, 2024
© Direitos reservados
Investimento de 2,27 milhões de euros numa infraestrutura de saúde que serve a zona sul do concelho.

Foi inaugurado na passada sexta-feira o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, uma valência que serve a zona sul do concelho contendo salas de espera para adultos e para o público materno-infantil, gabinetes de enfermagem e de consulta, salas de tratamentos, uma sala de amamentação e fraldário, bem como instalações para internos e sanitários modernos.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do vimaranense Rui Armindo Freitas, Secretário de Estado Adjunto da presidência, assim como Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Brás, Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos e Pedro Cunha, Presidente da ULS-Ave.

O presidente da Câmara destacou o compromisso cumprido com a vila de Moreira de Cónegos e a importância do projeto no reforço da rede de saúde local. Sublinhou ainda o papel de Guimarães como exemplo nacional na gestão da saúde pública, com projetos inovadores em desenvolvimento, como a construção de um centro pré-hospitalar na encosta da Penha, num investimento de 13 milhões de euros.

Rui Armindo Freitas deu sublinhou que "este projeto é a prova de que os impulsos municipais, aliados aos fundos de coesão, são fundamentais para responder às necessidades das populações”. Para o governante, esta obra não só transforma o espaço físico, como também muda vidas e a forma como se trabalha em saúde.

Já António Brás, presidente da Junta de Freguesia, classificou o novo centro como “a melhor prenda que Moreira de Cónegos já recebeu”, enfatizando o impacto positivo na qualidade de vida da população. Já Pedro Cunha, presidente da ULS-Ave, reforçou a importância do espaço para os utentes do SNS e os profissionais de saúde, permitindo condições de trabalho mais dignas e atendimento mais eficiente.

A infraestrutura, localizada na Rua do Bacelo, resulta de um investimento de 2,27 milhões de euros, financiado em 86% por fundos comunitários através do programa Norte 2020, projetado pelo gabinete de arquitetura Studio Can e executado pela empresa NVE Engenharias. O edifício, com uma arquitetura em forma de estrela que simboliza a emergência médica, destaca-se pelo seu design funcional e moderno, oferecendo espaços adequados às necessidades da comunidade.

O centro de saúde inclui salas de espera para adultos e para o público materno-infantil, gabinetes de enfermagem e de consulta, salas de tratamentos, uma sala de amamentação e fraldário, bem como instalações para internos e sanitários modernos. Além disso, a área envolvente foi requalificada, integrando estacionamentos, passeios e zonas verdes, proporcionando uma experiência acolhedora e acessível.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83