skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

V Sports deixa administração da SAD para “assegurar independência”

Redação
Desporto \ quinta-feira, junho 29, 2023
© Direitos reservados
Garantir a independência entre Vitória e Aston Villa, clubes com participação do fundo, é a justificação para Nassef Sawiris e Wesley Edens deixarem cargos para que tinham sido eleitos em 23 de maio.

A necessidade de se “assegurar a independência” entre Vitória SC e Aston Villa, dois clubes inscritos na edição 2023/24 da Liga Conferência Europa, que eventualmente se podem defrontar, desencadeou mudanças no envolvimento do fundo V Sports com o emblema vitoriano.

Nassef Sawiris e Wesley Edens, proprietários do fundo que detém o Aston Villa, abandonaram os lugares no conselho de administração da SAD para os quais foram eleitos em 23 de maio, numa assembleia geral da SAD. “A V Sports deixou de ter qualquer representante na administração da SAD, de forma a cumprir com todas as determinações da UEFA e assegurar a independência de ambas as sociedades desportivas: Vitória Sport Clube – Futebol SAD e Aston Villa FC”, lê-se num comunicado emitido pelo emblema de Guimarães, pelo clube britânico e pelo fundo.

O fundo confirmou ainda a redução da sua participação na SAD, de 46% para 29% do capital social, sendo a diferença de 17% transferida para o Vitória, agora detentor de 67,84% das ações. O V Sports, recorde-se, adquirira 46% das ações por 5,5 milhões de euros, numa operação viabilizada pelos sócios do Vitória em 03 de março, em assembleia-geral. Na altura, 966 sócios votaram a favor e 136 contra, entre os mais de 1.400 presentes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73