Iniciativa Cidades e Regiões Circulares tem 12 locais. Guimarães é um deles
Guimarães é uma das 12 localidades europeias escolhidas com o estatuto de “projeto piloto” no âmbito da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares, sendo a única de Portugal com esse estatuto.
Lançado pela Comissão Europeia como parte do Plano de Ação para a Economia Circular, a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares apoia as cidades e regiões da Europa na implementação de medidas para a transição para uma economia circular.
Graças ao estatuto de “piloto”, Guimarães irá projetar, implementar e dimensionar soluções sistémicas circulares com o apoio do Gabinete de Coordenação e Apoio da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares e os seus Parceiros Associados, num projeto que inclui ainda 25 localidades com o estatuto de “fellow” – são os casos de Matosinhos e da comunidade intermunicipal Viseu Dão-Lafões, em Portugal.
A vereadora com o pelouro do ambiente, Sofia Ferreira, considera que a iniciativa “é mais uma oportunidade para Guimarães partilhar a sua experiência, mas também reforçar o seu conhecimento nestas áreas”.
Até agora, Guimarães apresenta projetos como a valorização de pontas de cigarros e de chicletes, a valorização de resíduos verdes, a reutilização de água das piscinas, o Copo Care – copos reutilizáveis -, o Urgezes Circular, que inclui um armazém de recolha e reparação de produtos em fim de vida na freguesia, como exemplos de transição para a economia circular.
Localidades piloto na Iniciativa Cidades e Regiões Circulares
Asker (Noruega)
Capannori (Itália)
Castela & Leão (Espanha)
Flandres (Bélgica)
Gotemburgo (Suécia)
Guimarães (Portugal)
Helsínquia (Finlândia)
Munique (Alemanha)
Podrayje-Maribor (Eslovénia)
Região de Tampere (Finlândia)
Roubaix (França)
Uppsala (Suécia)