
Inscrições abertas para curso de revitalização da olaria de Guimarães
Numa parceria entre A Oficina, o Centro Qualifica Francisco de Holanda, a Arts&Skills e a CastelForm, será desenvolvido um projeto de formação com vista à revitalização da olaria vimaranense. Técnicas ancestrais como a modelação à mão, na roda de oleiro e vidragem, serão orientadas por profissionais ligados a estes saberes. Esta formação destina-se a adultos desempregados ou com disponibilidade diurna, é gratuita e poderá atribuir subsídios e bolsa de formação.
Este curso, com início a 18 de setembro e término a 18 de dezembro - segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h00 às 13h00, numa duração total de 150 horas-, tem como objetivos capacitar os formandos com competências técnicas, criativas e empreendedoras para contribuir ativamente para a revitalização sustentável da olaria tradicional de Guimarães.
Os principais conteúdos programáticos do curso percorrem: a História e Património da Olaria de Guimarães; Técnicas Tradicionais de Produção Oleira; Design e Inovação em Cerâmica; Materiais, Ferramentas e Segurança; Oficina Prática de Produção Oleira; Sustentabilidade e Produção Responsável; Marketing e Identidade do Produto Artesanal; Empreendedorismo e Modelos de Negócio Criativo. Sendo que no inicio do curso serão adaptados os conteúdos programáticos em função do interesse dos formandos inscritos.
Este curso, com lotação limitada, é organizado ao abrigo do programa Pessoas 2030, pelo que a formação é gratuita. Com vista à inscrição, as/os candidatas/os deverão consultar as condições e documentação necessária, entre outras informações, online no website da CastelForm ou presencialmente no Centro de Artes e Ofícios Fornos da Cruz de Pedra.
@Imagem: Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra