skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 agosto 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Instalação de central fotovoltaica na Feira Semanal começa em setembro

Redação
Política \ sexta-feira, agosto 28, 2026
© Direitos reservados
Feirantes mudam-se temporariamente para o Campo de São Mamede a partir de 4 de setembro, enquanto é instalada a Comunidade de Energia Renovável, obra que vai durar cerca de quatro meses.

A instalação da central fotovoltaica de um megawatt (MW) no recinto da Feira Semanal vai começar em setembro, circunstância que vai mudar a rotina dos feirantes e dos clientes. A feira decorre pela última vez no local habitual esta sexta-feira, antes de se mudar temporariamente para o Campo de São Mamede, a partir de 4 de setembro.

A instalação dos painéis que, segundo a Câmara Municipal de Guimarães, irão formar uma comunidade de energia renovável, contribuindo para a descarbonização dos consumos energéticos em 42 edifícios municipais, vai-se desenrolar por quatro meses, período em que o estacionamento de viaturas também será proibido.

A autarquia esclarece ainda, em comunicado, que os módulos fotovoltaicos foram selecionados em tonalidade terracota, para “assegurar uma maior integração arquitetónica e paisagística e manter a harmonia com a envolvente urbana e patrimonial de Guimarães” e reduzir “o impacto visual da infraestrutura”.

A aquisição pela Câmara Municipal de unidades de produção para autoconsumo e produção de energia elétrica foi aprovada na reunião quinzenal de 26 de janeiro de 2026. A operação foi adjudicada à empresa I-Sete, por 6,2 milhões de euros.

Esta obra foi alvo de discussão na reunião de Câmara de 2 de março, na sequência da intervenção de José Cunha, da Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE), a vincar que a instalação de painéis naquele espaço de 12 mil metros quadrados privilegia o uso daquele solo para estacionamento automóvel e constitui “oportunidade perdida para dotar a cidade de um espaço público qualificado e com contributo relevante, quer para a sustentabilidade ambiental, quer para a qualidade de vida dos cidadãos”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo