skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Instituto de Design acolhe mais um UModa, com criações de alunos da UMinho

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, junho 01, 2023
© Direitos reservados
Desfile marcado para as 21h30 de sexta-feira dá a conhecer cerca de 80 visuais concebidos pelos finalistas da licenciatura em Design e Marketing de Moda, sediada em Guimarães.

Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 2, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães, informou esta quinta-feira a instituição de ensino superior.

Nesta oitava edição do evento “UModa”, também com transmissão no YouTube, os jovens criativos dão a conhecer cerca de 80 visuais inéditos para os segmentos casual, urbano, cocktail e conceptual, com peças de vestuário e acessórios, lê-se no comunicado.

A iniciativa alia-se este ano ao projeto internacional Fashion Alive, apelando à sustentabilidade na indústria da moda, e tem o tema geral “Era”, evocando um novo ciclo e a reinvenção. As coleções presentes na primeira parte do evento focam a reutilização criativa (upcycling), fazendo renascer peças em desuso ou resíduo.

As coleções apresentadas na segunda parte foram concebidas tendo sempre em mente a sustentabilidade e remetem para formas orgânicas, cores naturalistas, a passagem do tempo, o quotidiano humano e um olhar esperançoso e ativista.

Se as peças têm a autoria dos finalistas de Design e Marketing de Moda, a organização do UModa está a cargo dos alunos do primeiro ano em Design de Comunicação de Moda, mediante a supervisão dos professores Inês do Amaral e André Catarino, da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM). “Temos vários cursos envolvidos, o que permite agregar conhecimentos, proporcionar a estes alunos um contacto direto com o mundo empresarial e, igualmente, continuar a aproximar a academia da sociedade”, refere Inês do Amaral. 

O evento estreou-se em 2016 no antigo mercado da cidade-berço, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo campus de Azurém e pelo Instituto de Design.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: