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Interseção entre pintura e cinema ocupa microgaleria da Alameda

Redação
Cultura \ quinta-feira, março 27, 2025
© Direitos reservados
Exposição “Feedback/Caos/Trash”, do artista visual Pedro Bastos, é inaugurada no próximo sábado, às 19h00, e estará patente até 22 de junho. Criação é um “tríptico-lumínico”.

O próximo capítulo da microgaleria de arte da Alameda de São Dâmaso está aí à porta, com uma criação artística em que coabitam as linguagens da pintura e do cinema. A exposição “Feedback/Caos/Trash”, do artista visual Pedro Bastos, é inaugurada no próximo sábado, 29 de março, às 19h00 e estará patente até 22 de junho.

Responsável pela curadoria daquela galeria, a Fuga pela Escada descreve a obra como “um tríptico-lumínico que expande e aprofunda explorações anteriores do artista, nomeadamente Cinema Indústria Trash Trash, Flyby Kathy e Luxúria”.

“Partindo da interseção entre pintura e cinema, Pedro Bastos utiliza suportes analógicos de 35mm para construir imagens que emergem de um processo de respigação e reconstrução. Fragmentos e resíduos visuais são apropriados, subvertendo o seu significado original e transformando-os numa narrativa mutável e fragmentada – uma memória ficcional sempre em devir”, refere a nota enviada à imprensa.

A obra prestes a ser inaugurada procura “desafiar os limites da imagem, da memória e da materialidade no contexto da arte contemporânea”, lê-se ainda.

Pedro Bastos (1980) é um artista visual multidisciplinar cujo trabalho cruza regularmente cinema e pintura. Foi selecionado para a Biennale d’Art Contemporain - Jeune Création Européenne 2015/17 e apresentou o seu trabalho em diversas exposições coletivas e individuais.

Os seus filmes foram exibidos em festivais internacionais como International Film Festival of Rotterdam, Mostra de São Paulo, Curtas de Vila do Conde, IndieLisboa e Oberhausen, entre outros. Em 2023, recebeu o Prémio do Júri para Melhor Filme no Festival Cinema Zero, Itália, com a curta-metragem Flyby Kathy.

Em 2024, apresentou Luxúria, uma exposição picto-lumínica que reinterpretou a escultura medieval portuguesa através da icónica gárgula da Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira.

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