
Intervenção urgente no arvoredo da Alameda de São Dâmaso
O Município de Guimarães vai proceder este sábado ao abate de três árvores na Alameda de São Dâmaso, por motivos de segurança pública. A decisão resulta da monitorização técnica e científica realizada pelo Gabinete de Gestão de Arvoredo do Laboratório da Paisagem.
Serão removidos dois exemplares de Prunus avium (cerejeira-brava), já mortos, e um exemplar de Cedrus deodara (cedro-dos-Himalaias), com fragilidade estrutural severa detetada através de análise especializada com recurso a resistógrafo. A localização do cedro — numa zona de circulação pedonal e rodoviária — agrava o risco potencial de queda, justificando a intervenção preventiva.
A substituição das cerejeiras-bravas está prevista para o próximo período ideal de plantação, entre novembro e fevereiro. Todas as ações estão integradas numa estratégia de gestão sustentável do arvoredo urbano, que prevê a replantação como forma de manter os valores ecológicos, paisagísticos e ambientais do espaço público.
A autarquia sublinha que estas decisões são sempre fundamentadas em pareceres técnicos rigorosos, garantindo a segurança da população e a preservação do património natural. O relatório técnico que sustenta esta intervenção está disponível para consulta pública, aqui.