
Irmãs Jorge guiam seleção feminina de ténis a feito histórico
Melhores tenistas portuguesas no circuito WTA, as vimaranenses Francisca e Matilde Jorge guiaram Portugal a um feito inédito na Billie Jean King Cup, a competição feminina de seleções no universo da modalidade.
A equipa das ‘quinas’ vai disputar pela primeira vez a eliminatória de acesso ao qualifying de 2026, após derrotar a Eslovénia por 2-0, num play-off em si mesmo inédito para as cores lusas.
Depois de garantir o segundo lugar do Grupo D do Grupo I da Zona Europa/África, Portugal defrontou a Eslovénia em Vilnius, capital da Lituânia, e levou a melhor. Número 277 do mundo, Matilde foi a primeira a entrar em ação, tendo vencido Kaja Juvan (522.ª da hierarquia), por 1-6, 6-3 e 7-5, ao cabo de duas horas e 29 minutos.
Depois, a número um portuguesa, Francisca Jorge (253.ª no circuito WTA) derrotou Pia Lovric (421.ª do mundo), também com reviravolta: 2-6, 6-3 e 6-3, em duas horas.
A seleção capitaneada pela antiga tenista Neuza Silva disputa o play-off de acesso ao qualifying da fase final em novembro, num formato round robin (grupo).