skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Isa Ferreira encantou no The Voice Kids e leva Guimarães no coração

Alberto Couto
Sociedade \ quinta-feira, julho 31, 2025
© Direitos reservados
Com 13 anos, Isa Ferreira foi até às galas do The Voice Kids. Natural de Guimarães, sonha compor músicas, cantar profissionalmente e um dia subir ao palco da Broadway.

Foi no Largo do Toural, “onde tudo começou”, que Isa Ferreira, jovem vimaranense de 13 anos, participou na edição deste ano do The Voice Kids, passando pelas Provas Cegas e pelas Batalhas, até chegar às Galas. Apesar de não ter chegado à final, Isa deixou marca — e uma promessa: continuar a cantar e evoluir.

“Guimarães é a minha casa. Mesmo que um dia vá morar fora, vai ser sempre o meu lugar”, afirma. Foi precisamente no Toural que cantou pela primeira vez em público. “Acho que foi aqui mesmo a primeira vez com uma grande multidão. Estava muito nervosa. Fico sempre nervosa, mesmo quando não é nada de especial.”

A música entrou na sua vida “quase por acaso”. “Praticava dança e a minha mãe inscreveu-me no teatro musical. No início éramos poucos e acabei por cantar mais. Ganhei gosto e entrei no Conservatório de Guimarães, no curso de canto.”

No The Voice Kids, escolheu interpretar “Can’t Help Falling in Love”, de Elvis Presley, nas Provas Cegas — e conseguiu virar duas cadeiras. “Já sabia aquela música de trás para a frente. Mesmo assim, achei que ninguém ia virar... e só viraram no fim. Pensei que já não ia acontecer”, conta. Isa escolheu como mentora a cantora Nena, e descreve o momento como “inesquecível”.

“Ela nasceu para isto”

Ricardo Vieira, professor de músico da Isa desde os sete anos, reconheceu desde cedo o talento da jovem. “Quando chegou até mim, ainda mal sabia ler ou escrever. Mas já tinha algo especial. Sempre foi muito humilde e com uma voz marcante. O mais impressionante foi a naturalidade com que comunica com a câmara. Até a produção do programa ficou impressionada.”

Foi também Ricardo quem a incentivou a participar no programa. “Disse-lhe que estava pronta, tanto vocalmente como a nível psicológico. O The Voice é muito exigente nesse lado também. E ela correspondeu.”

O percurso até às Galas exigiu dedicação e vários castings. “Inscrevi-me no ano passado, mas senti que não era o meu momento. Este ano o meu professor avisou que as inscrições tinham aberto e toda a minha família me apoiou. Preenchemos o formulário e em menos de uma hora já tinha resposta”, recorda Isa.

"Ela já procurava isto há algum tempo"

Os pais, Avelino Ferreira e Sónia Pires, acompanharam de perto toda a caminhada. “Foi um orgulho imenso. Ela insistiu este ano, acreditava mesmo que era o seu momento. E nós apoiámos. Acompanhar tudo é exigente, mas é maravilhoso vê-la realizar um sonho”, refere a mãe. “Quando virou duas cadeiras, no final da atuação, sentimos que foi mais do que justo. Ela mereceu.”

Sobre o futuro, Isa não hesita: “Gostava de ser cantora, compor as minhas músicas e cantar para sempre. E se um dia conseguir chegar à Broadway... era um sonho muito grande.”

Apesar da eliminação nas Galas, sai do programa com uma certeza: “Vale a pena acreditar. Mesmo que não passem, só quem vive esta experiência sabe o quanto vale.” A mensagem que deixa a outros jovens como ela é clara: “Acreditem em vocês próprios. Mesmo que não passem, só quem vive esta experiência sabe o quanto vale a pena.”

Isa Ferreira é hoje mais do que uma jovem promessa. É um talento genuíno nascido em Guimarães, com o coração cheio de música — e um futuro promissor à vista.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124