skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Joana Marques Vidal preside o Conselho Geral da Universidade do Minho

Redação
Educação \ segunda-feira, maio 17, 2021
© Direitos reservados
Cerimónia decorreu esta segunda-feira. Órgão é composto por 23 elementos.

Joana Marques Vidal, antiga procuradora-geral da República, tomou posse como presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, o órgão máximo de governo e decisão estratégica da academia. O vice-presidente do órgão é António Carlos Rodrigues, CEO do grupo Casais, e a secretária é Sandra Paiva, professora da Escola de Ciências, sendo o mandato de quatro anos.

A cerimónia da tomada de posse decorreu na manhã desta segunda-feira no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, logo após uma reunião dos membros do Conselho Geral, na qual se elegeu os três representantes.

Este órgão tem 23 elementos, incluindo 12 representantes dos professores e investigadores (Tiago Miranda, Luís Amaral, Tiago Silva, Ana João Rodrigues, Patrícia Maciel, Sandra Paiva, Cláudia Pascoal, João Cardoso Rosas, Luís António Santos, Delfina Gomes, Joana Arantes, Paulo Sampaio); quatro representantes dos estudantes (Rui Oliveira, André Teixeira, Ricardo Lopes, Ana Margarida Gonçalves); um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão (Victor Soares); e, ainda, seis membros externos (Ángel Carracedo Álvarez, António Carlos Rodrigues, Joaquim Castro de Freitas, Manuela Vaz Soares, Joana Marques Vidal, Marta Mestre).

O primeiro presidente do Conselho Geral foi Luís Braga da Cruz, em 2009, seguindo-se Álvaro Laborinho Lúcio, Luís Valente de Oliveira e agora Joana Marques Vidal. Entre outros cargos, antiga procuradora-geral da República foi presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – Crescer Ser, presidente da assembleia-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, diretora-adjunta do Centro de Estudos Judiciários, vogal do Conselho Superior do Ministério Público e foi agraciada com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: