skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 agosto 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

João Costa termina Jogos do Mediterrâneo com duas finais

Tiago Mendes Dias
Desporto \ quarta-feira, agosto 26, 2026
© Direitos reservados
Na cidade italiana de Taranto, o nadador do Vitória SC concluiu a final dos 100 metros costas no sexto lugar e a dos 50 metros costas no oitavo, após ter conseguido apuramento nas eliminatórias.

A participação de João Costa, nadador do Vitória SC, na 20.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo saldou-se pela presença em duas finais.

O melhor desempenho do vimaranense ocorreu nos 100 metros costas, disciplina em que é especialista. Na terça-feira, último dos quatro dias de natação nos Jogos, o nadador garantiu o apuramento para a final com o segundo lugar na sua eliminatória, somente atrás do italiano Francesco Lazzari, e partiu para a final com a luta por uma medalha no horizonte.

Na prova decisiva, o atleta, de 25 anos, obteve o sexto lugar, com uma marca de 55,18 segundos, bem acima do seu recorde nacional (53,88), que ter-lhe-ia valido a medalha de prata. O grego Apostolos Christou arrecadou a medalha de ouro, com a marca de 52,34 segundos, recorde dos Jogos, à frente de Lazzari, prata, com 54,28, e do compatriota Evangelos Makrygiannis, bronze, com o tempo de 54,54 segundos.

Na terça-feira, João Costa marcou presença noutra final, a dos 50 metros costas. Após garantir um lugar na prova decisiva com uma marca de 25,71 segundos, que lhe valeu o quarto lugar na primeira das duas eliminatórias, o vimaranense cumpriu a final em 25,72 segundos, tempo que ditou o oitavo e último lugar. Christou também venceu nessa disciplina, com o tempo de 24,74 segundos, à frente de Lazzari, prata, com 25,12, e do croata Nikola Miljenic, que fez 25,28 e garantiu o bronze.

Portugal ocupa, neste momento, o quarto lugar no medalheiro, com seis ouros, quatro pratas e seis bronzes, atrás da Itália, líder, da Turquia e da Grécia.

Os Jogos do Mediterrâneo são uma competição desportiva com várias modalidades, que reúne os países com ligação ao Mar Mediterrâneo, tendo-se iniciado em 1951, na cidade egípcia de Alexandria. Portugal participa pela terceira vez, após ter competido em 2018, na cidade espanhola de Tarragona, e em 2022, na cidade de Orão, na Argélia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo