
João Faria Gayo desiste da corrida à presidência da AF Braga
João Faria Gayo, jurista e especialista em Direito do Desporto, chegou a formalizar a sua candidatura à presidência da Associação de Futebol de Braga, contando com o apoio do SC Braga.
Com mais de duas décadas de experiência na área jurídica e uma forte ligação à Liga Portugal, Gayo apresentou-se inicialmente com uma visão reformista e integradora para o futebol distrital, destacando a renovação da arbitragem como uma das suas prioridades. Para esse setor chegou a apontar João Costa, ex-árbitro do Campeonato de Portugal e atual diretor da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, além de outros nomes ligados ao setor.
Contudo, após o surgimento de outras listas com objetivos semelhantes de modernização, o candidato decidiu não avançar, assumindo que a dispersão de votos poderia favorecer apenas a continuidade da atual direção.
“Foi fácil alcançar um entendimento com a lista de Pedro Sousa. Partilhamos ideias centrais para uma AF Braga mais moderna, próxima dos clubes e ambiciosa nos objetivos”, sublinhando que o seu contributo fica agora refletido no programa do adversário da atual direção.
Com esta decisão, Pedro Sousa surge como o principal rosto da alternativa de mudança nas eleições da Associação de Futebol de Braga.